Cantora Angela Ro Ro morre aos 75 anos
Dona de uma das vozes mais marcantes da MPB estava internada desde junho em um hospital da Zona Sul do Rio
- Categoria: Música
- Publicação: 09/09/2025 13:47
- Autor: Redação

A cantora Angela Ro Ro morreu aos 75 anos, no Rio, nesta segunda-feira (8). A informação foi confirmada por Carlos Eduardo Lyrio, advogado da artista, que estava internada Hospital Silvestre, no Cosme Velho, na Zona Sul, desde 17 de junho devido a uma infecção pulmonar grave. O velório ocorrerá nesta terça-feira (9) no Cemitério da Penitência, no Caju, das 13h às 16h.
"A Angela faleceu hoje pela manhã no hospital Silvestre onde estava internada por uma infecção contraída no próprio hospital. A sua única companheira de quatro anos está absolutamente consternada com o seu falecimento", informou Lyrio por meio de nota: "Sobre a causa da morte, a cantora contraiu uma outra bactéria na UTI onde estava, eis que ela não estava totalmente isolada dos demais doentes", completa.
Carlos comentou ainda que é falsa a informação de que uma ex-produtora de nome Lana Braga estaria cuidado de Angela ou era sua companheira. "Esclareço que a Angela não possuía contato, além de meras ligações com a Lana. Sua companheira verdadeira e atual não quer se identificar no momento".
Durante a internação, Angela passou por intubação e, em 5 de julho, foi submetida a uma traqueostomia e realizou sessões de diálise.
Trajetória
Nascida em 5 de dezembro de 1949 no Rio de Janeiro, Angela Maria Diniz Gonsalves teve uma infância marcada por sua voz rouca, elemento que viria a definir sua identidade artística marcante e dar origem ao seu apelido 'Ro Ro'. Iniciou seus estudos de piano clássico aos cinco anos e, já na infância, compôs sua primeira música com um acordeão.
Nos anos 1970, após passar por Roma e Londres — onde trabalhou em empregos modestos enquanto se apresentava em pubs — retornou ao Brasil e foi apresentada a Caetano Veloso por Glauber Rocha, participando do icônico álbum Transa (1971) tocando gaita. Seu álbum de estreia, Angela Ro Ro (1979), lançou clássicos como 'Gota de Sangue', 'Balada da Arrasada', 'Agito e Uso', 'Tola foi Você' e 'Amor, Meu Grande Amor', tornando-se um marco da MPB.
Nos anos 1980, lançou os álbuns Só Nos Resta Viver (1980) — incluindo 'Bárbara' e 'Só Nos Resta Viver' — e Escândalo! (1981), este último inspirado em uma controvérsia em torno de seu relacionamento amoroso conturbado com Zizi Possi e com título faixa composta por Caetano Veloso. Prosseguiu com outros trabalhos marcantes como Simples Carinho (1982), A Vida é Mesmo Assim (1984), Eu Desatino (1985), e posteriormente Prova de Amor (1988), Compasso (2006), Feliz da Vida! (2013) e Selvagem (2017).
Impacto cultural e ativismo
Angela Ro Ro foi uma das primeiras artistas brasileiras a se assumir publicamente lésbica, tornando-se uma voz pioneira no movimento LGBTQIA+ e enfrentando os títulos escandalosos da imprensa com coragem e autenticidade. Suas composições foram interpretadas por gigantes da música brasileira como Maria Bethânia — que imortalizou “Gota de Sangue” — além de Ney Matogrosso, Marina Lima, Simone e Zélia Duncan. A revista Rolling Stone Brasil incluiu seu álbum de estreia entre os maiores álbuns da música brasileira.
Desde 2020, enfrentava dificuldades financeiras; chegou a pedir ajuda em lives e nas redes sociais, vivendo com apenas R$ 800 por mês vindos de direitos autorais.
Internada desde junho de 2025 no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro, em razão de uma grave infecção pulmonar e problemas renais, Angela passou por traqueostomia e ficou na UTI. Ela contraiu uma infecção hospitalar, agravando seu estado. Após um procedimento cirúrgico, sofreu uma parada cardíaca — foi reanimada por cerca de 15 minutos, mas infelizmente não resistiu.
Leia Mais

30/09/2025 08:49
Murilo Huff barra álbum póstumo de Marília Mendonça
Projeto vinha sendo coordenado por Dona Ruth, mãe da cantora. Informação foi divulgada no site "Fofocalizando", do SBT

30/09/2025 08:46
Superior Tribunal de Justiça manda soltar o rapper Oruam
Filho do traficante Marcinho VP é investigado pela polícia do Rio de Janeiro por associação ao tráfico de drogas, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal

30/09/2025 08:44
Em meio a rumores de affair, Zé Felipe e Ana Castela divulgam trecho de novo ‘feat’ e aparecem ‘agarradinhos’ em clipe
Ex de Virginia prestigiou a apresentação da Boiadeira no Rodeio de Jaguariúna, na sexta-feira (27); música ‘Sua Boca Mente’ será lançada oficialmente na quinta-feira (2)

23/09/2025 09:11
Edson e Hudson preparam versão de Creedence Clearwater Revival
Nova versão de “Have You Ever Seen the Rain” chega nesta quarta (24)

23/09/2025 08:50
Simone Mendes fala sobre simplicidade e rotina fora dos palcos
Cantora é seguida por mais de 40 milhões de pessoas nas redes sociais