Notícias

Lauana Prado sobre inspirações em ‘Raiz 3’: ‘Conectar com nossos antepassado’

Cantora foi uma das atrações do primeiro fim de semana de Jaguariúna
  • Categoria: Música
  • Publicação: 23/09/2025 08:43
  • Autor: Redação

Antes de se apresentar no Jaguariúna Rodeo Festival 2025, na sexta-feira (19), Lauana Prado falou com exclusividade à Billboard Brasil sobre o lançamento de seu novo projeto, “Raiz 3”.

A cantora destacou o caráter emocional e profundo dessa terceira edição do projeto, que nasceu com a proposta de revisitar grandes clássicos da música sertaneja.

“Estou em uma ansiedade absurda. Esse projeto é muito especial. Um projeto que tem muita legitimidade, muita autenticidade, mesmo se tratando de um projeto de releituras”, contou Lauana antes de subir ao palco.

Para ela, a nova edição não apenas atualiza canções marcantes, mas também cria uma ponte entre passado e presente. “Eu acho que as pessoas conseguiram entender não só que se trata de uma nova maneira de escutar os clássicos, é também uma maneira de se conectar com nossos antepassados, com a nossa família, as pessoas que foram referências para nós.”

Lauana iniciou a série “Raiz” em 2022, quando decidiu gravar sozinha, apenas com violão e voz, músicas que marcaram gerações, como “A Ferro e Fogo”, de Zezé Di Camargo e Luciano, e “Adoro Amar Você”, de Daniel. O projeto se tornou rapidamente um dos mais concorridos da carreira da artista. Em 2023, veio “Raiz 2”, gravado em Goiânia, onde Lauana alcançou os charts da Billboard Brasil com a nova versão de “Me Leva Pra Casa”, de Tetê Espíndola.

Agora, com “Raiz 3”, ela leva o projeto para Belo Horizonte e prepara um repertório que resgata sucessos como “Jiripoca Vai Piar”, de Daniel, “Choram as Rosas”, de Bruno e Marrone, e “Dia de Rodeio”, de Leandro e Leonardo. “Tem muita gente querendo fazer acontecer, com aquela vontade, sabe? É uma ansiedade boa de um dia que a gente idealizou e nos preparou tanto”, disse.

Diferente das edições anteriores, em que contou com poucas participações, Lauana reuniu um time de peso para “Raiz 3”. Entre os convidados estão Murilo Huff, Paula Fernandes, Roberta Miranda, Elba Ramalho, Gian e Giovani, Zezé Di Camargo e a dupla Diego e Victor Hugo. Ao todo, são seis faixas inéditas, sendo três delas em colaboração com os artistas participantes.

Para Lauana, o nome “Raiz” sintetiza o sentido do projeto. “Tem muita profundidade. Não é à toa que é chamado de raiz”, resumiu. Com isso, ela reforça a proposta de trazer à tona memórias afetivas por meio da música, celebrando a história do sertanejo enquanto constrói novas experiências para seu público.

Como foi a gravação do DVD de Lauana Prado

O primeiro a subir no palco foi Murilo Huff, para cantar “Pra Você Lembra de Mim” (durante nosso papo, Lauana confessou que essa é uma de suas faixas favoritas), um modão no maior estilo romântico. “Hoje é um dia muito abençoado”, disse Murilo para a Billboard Brasil. “Ainda mais participando desse DVD da Lauana. Um dia muito especial, e eu estou muito feliz”.

Em seguida, Lauana recebeu a presença de Paula Fernandes, uma das principais vozes do sertanejo feminino, para um encontro de gerações. Elas também cantaram uma faixa inédita do repertório, chamada “Boa Sorte Acredita”.

Em conversa com a reportagem, Paula falou sobre sua expectativa para a repercussão da faixa: “São as melhores. A gente compôs especialmente para o dia de hoje. Também tenho o medley junto com ela, mas a nossa canção eu achei que ficou muito bacana. Foi um pouquinho das duas, uma mistura realmente desse encontro de gerações. Acho que o público vai gostar”.

Para a participação de Elba Ramalho, Lauana também fez uma faixa inédita, “Só Quero Ser Feliz”. Juntas também cantaram um medley de “Esperando na Janela”, “Nosso Xote” e “Chora Me Liga”. A letra tem um clima solar e divertido, com mensagens positivas para os ouvintes.

Elba disse que estava muito feliz com a participação, e exaltou a carreira de Lauana: “Ela traz uma coisa nova, ela mistura. Já vi ela cantando “Chão de Giz” com uma pegada dela, com muita competência e muita qualidade. Ela é uma artista muito especial, tanto que ela mostrou rapidamente um grande espaço na música brasileira”. A cantora também revelou o desejo de levar a sertaneja para tocar ao seu lado durante o São João.

Roberta Miranda entrou no palco para cantar um medley de “Cadê Você”, “Conquista” e “Desejo de Amar”. Nos bastidores, ela exaltou a importância deste DVD para a carreira de Lauana, e relembrou o início da trajetória da cantora, quando ela ainda usava outro nome artístico (Mayara —seu primeiro nome— Prado). No palco, a Rainha do Sertanejo fez questão de puxar um coro de ‘feliz aniversariante’ para sua colega de profissão, que completa 36 anos neste domingo (25), um dia depois da gravação.

Zezé foi recebido com muita emoção por Lauana, que descreveu o sertanejo como uma de suas grandes inspirações. Juntos, cantaram “Eu Te Amo”, “É Por Você que Canto” e “4 Semanas de Amor”. Com a dupla Gian e Giovani ela também separou faixas clássicas do sertanejo, como “Olha Amor”, “Diga Sim” e “Meu Mel”.

A última participação ficou a cargo da dupla Diego e Victor Hugo, que também fizeram um show depois do fim da gravação do DVD. Juntos, o trio cantou “Pense em Mim”e “Jejum de Amor”. Eles também deram uma palinha de “Tubarões”, a música mais ouvida do país no Billboard Brasil Hot 100.

Lauana cantou outras três faixas inéditas, “Fama de Ruim”, “Choro da Porta” e “Quando Desliga a Tela”, todas na pegada que fez ela se destacar dentro de um universo tão competitivo.

Com este novo projeto, que deve ser lançado até o fim de 2025, Lauana Prado se reafirma como uma das vozes mais potentes do sertanejo contemporâneo. Ao mesmo tempo em que exalta nomes que vieram antes de si, ela mira no futuro com um projeto que fica cada vez mais forte.